Arte & Luxo: Pura e Sublime Combinação de Sonhos

marilyn-monroe-shoes-exhibition-salvatore-ferragamo-museum

Arte & Luxo: Pura e Sublime Combinação de Sonhos
Por Ricardo Ojeda Marins

O Museo Salvatore Ferragamo está longe de ser apenas um museu de sapatos. É um museu privado, dedicado à história da empresa de Salvatore Ferragamo, sua vida, e suas criações: os calçados, síntese de busca da estética e de técnicas artesanais inovadoras. Criado em 1995 por Wanda, esposa de Salvatore e seus filhos, com o objetivo de divulgar as qualidades artísticas e o importante papel de Ferragamo na história no setor de calçados e na moda internacional.

Situado no Centro Histórico de Florença, Itália, fica no segundo piso do Palácio Spini Feroni. No térreo encontra-se a atual loja Salvatore Ferragamo. Suas belezas, seu passado, seus monumentos, o artesanato ativo, constituem um patrimônio que pertence não só a Itália, mas ao mundo inteiro. Cidade de arte, Florença é um símbolo também de elegância e de estilo italiano. Não foi à toa a escolha por essa cidade. Foi por gosto pela Arte.

A coleção de calçados do museu manifesta a incomparável capacidade técnica e artística de Salvatore. Alguns modelos demonstram o contato entre Salvatore Ferragamo e os artistas da época, como o pintor futurista Lucio Venna, autor de quatro esboços da conhecida etiqueta de calçados Ferragamo.
Salvatore estudou a anatomia humana na Univesidade da Califórnia e viu a possibilidade de contornar problemas físicos – logo depois de quebrar a perna num acidente automobilístico, quando patenteou um sistema que reparava ossos da perna e dos pés. Ao longo dos anos, agregou aos seus modelos o conforto e maciez reconhecidos, conjugados ao glamour.

Ferragamo já calçou os pés de atrizes como Audrey Hepburn, Carmem Miranda, Marlene Dietrich. Atualmente, celebridades como Angelina Jolie e Nicole Kidman são vistas com seus modelos exclusivos.
Atualmente, a grife possui 500 lojas pelo mundo que vendem sapatos, roupas, bolsas, echarpes, gravatas, óculos, relógios e perfumes femininos e masculinos. Prova de sucesso, a grife comemorou 80 anos em 2008 e estima-se um faturamento global de 575 milhões de euros nos 55 países onde está presente.

http://www.museoferragamo.it/