Um ícone editorial chamado Assouline

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O mercado de publicações de luxo no Brasil já está se organizando para o auge previsto para os próximos anos. Conforme Christophe Rioux, o branding das marcas só é possível com um mercado editorial estruturado, capaz de absorver as novidades e transmitir sensações. Pensando neste tema, Carlos Ferreirinha, organizador do evento, chamou a francesa Yaffa Assouline, diretora e sócia majoritária da Assouline, que investiga a evolução dos conceitos de luxo e apresenta as soluções mais adequadas para as marcas surpreenderem aos consumidores.

Considerada um exemplo de estilo, a elegante Yaffa contou em sua palestra como levou sua criatividade para a nova concepção de luxo no mundo virtual, o www.luxuryculture.com. O site apresenta as diferentes expressões sobre o negócio do luxo. Yaffa Assouline se iniciou na indústria do luxo há 25 anos, quando desenvolveu a primeira revista de bordo, a Air France Madame. Em seguida, criou e organizou livros e revistas customizadas e campanhas publicitárias para marcas como Cartier, Christie’s , Dior, Chanel, Zenith, Veuve Clicquot, Ritz e Dorchester Group. Por 13 anos, atuou na área jornalística da Editora Filipacchi, onde colaborou e escreveu para revistas como Paris Match, Elle e Playboy (edições francesas).

Em 1986, desenvolveu a companhia Assouline junto com seus irmãos, editora que rapidamente se tornou uma referência em marca, imagem, publicidade e em revistas customizadas para negócios de luxo, identidade de destaque que possui até hoje. “Percebi que a internet era parte essencial do negócio nos dias de hoje. Não podia ficar de fora. Foi por isso que me envolvi em estudos sobre o luxurycultura.com”, disse ela.

Ontem ainda se apresentaram no evento Diego Stecchi, da italiana Salvatore Ferragamo, que abordou o desenvolvimento de uma marca tradicional na América Latina; Vinod Nair, jornalista indiano que contou a exeriência do luxo em seu país; Ernesto Kohen – presidente da relojoaria de luxo Sensation du Temps -: Patricio Eguiguren, diretor da vinícola Casa Lapostolo (Chile); Philippe Soussand, fundador e diretor da Soussand Associates, empresa que presta consultoria a indústrias de luxo no mundo;, além de Javier Alcalde, criador do caviar uruguaio. Hoje será a vez de Claudio Camelier, diretor de inteligência de mercado para aviação executiva da Embraer, que abordará a aviação executiva; Barbara Kennington, da WGSN, que falará sobre tendências e comportamento do consumo de luxo; e Armando Branchini, diretor da Associação Altagamma, com marketing estratégico e bens de luxo, entre outros participantes.

Source (Gazeta Mercantil/Caderno C – Pág. 12)(A.S.)