América de Andy Warhol: a Arte sem barreiras

andy-warhol-marilyn

Por Ricardo Ojeda Marins

A cidade de São Paulo foi presenteada com a mostra Andy Warhol, Mr. America, com início marcado para 20 de março de 2010. A cultura e os conflitos dos Estados Unidos dos anos 60 poderão ser revistos na Estação Pinacoteca, em 169 obras de um dos mais importantes e influentes nomes da Pop Art.

Ele quebrou a barreira entre a arte tradicional e comercial, convertendo bens de consumo em obras-primas – e vice-versa. Andy Warhol (1928-1987) – um dos grandes artistas do século passado – nome maior da pop art, o americano tem seu trabalho revisto na Estação Pinacoteca por meio de 26 pinturas, 58 gravuras, 39 fotografias, 44 filmes e duas instalações.

A mostra Andy Warhol, Mr. America apresenta retratos das divas Jacqueline Kennedy e Marilyn Monroe e auto-retratos de Warhol, mas comporta também um olhar menos pop e politicamente engajado. As sombrias pinturas da série Death and Disaster enfocam episódios de violência que marcaram os Estados Unidos dos anos 60. São registros de pessoas anônimas que se jogaram de edifícios ou morreram em acidentes de carro. Ou cenas com homens negros sendo atacados por cães policiais, numa época em que a luta pelos direitos civis pegava fogo na América.

Vale a pena também conhecer as realizações da “The Andy Warhol Foundation”, criada em 1987, cuja missão é o progresso das artes visuais, apoiando a criação, apresentação e documentação da arte visual contemporânea.

Pelo endereço abaixo você poderá saber os horários da mostra Andy Warhol na Estação Pinacoteca, de 20 de março a 23 de maio de 2010:

http://www.pinacoteca.org.br/?pagid=estacao_pinacoteca

Artist home page

6 comentários

  1. Adoro Andy Warhol e espero poder comparecer ao evento cultural com certeza será fantástico. O público brasileiro precisa conhecer outras das tantas obras fascinantes deste artista.

  2. O Andy Warhol influenciou completamente toda a visão e forma de propaganda, marketing e comunicação visual da sua época, vivemos hoje essas mudanças e liberdade de expressão maravilhosas, em uma de suas frases famosas ele diz: no futuro todos serão famosos por 15 minutos.
    (Hj vemos isso no youtube)

    Abraços
    Sami Akl

  3. aleksandra pelegrino

    ameiiiii.vou dar uma passada em sampa,p contemplar!!!!showwwwww

  4. Conheci a Pop arte na faculdade e me admirei da forma em que Andy Warhol direcionol sua arte. Sou uma grande fã de sua forma.

  5. Digo. “Direcionou sua arte”

  1. Pingback: Ricardo via Rec6