Costa Cruzeiros recruta para postos no Brasil e no mundo

Seleção vai até final do mês; consultor exige conhecimentos de língua estrangeira e hospitalidade
São Paulo – A demanda por profissionais para trabalhar a bordo de navios de cruzeiros cresce de acordo com o acelerado movimento do mercado. Para compor a sua tripulação nas temporadas brasileira e internacional, a Costa Cruzeiros recruta homens e mulheres (maiores de idade) que queiram ter a experiência de trabalhar no mar, em um dos transatlânticos na companhia italiana.
Entre os requisitos são necessários formação na área de hospitalidade e conhecimento de uma língua estrangeira.  O consultor do grupo Costa, ELKIN MONTOYA (paismontoya@uol.com.br), realiza entrevistas com candidatos em diversas cidades do país, até o final deste mês. Há postos para assistentes e atendentes de bar, garçom, garçonete, arrumadeira de cabines, mordomos, comissários de bordo, assistentes de cozinha, primeiro e segundos cozinheiros, fotógrafos, operadores de serviços especiais para hóspedes etc.
Os selecionados deverão fazer um curso básico de segurança em navio (STCW – International Convention on Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers), uma exigência da AMB (Autoridade Marítima Brasileira). O treinamento confere ao profissional embarcado um certificado obrigatório.
Segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), o número de empregos diretos e indiretos gerados no setor cresceu consideravelmente nos últimos anos. Na temporada 2010/2011, foram criados mais de 45.000 postos de trabalho.
Sobre a Costa Cruzeiros:
A Costa Cruzeiros é a principal companhia em seu segmento na Europa. Há mais de 60 anos seus navios cruzam os mares, oferecendo o melhor do estilo italiano, da excelência em hospitalidade à gastronomia típica, proporcionando as férias tão desejadas com o que há de melhor em diversão e descontração. Sua frota é composta de 14 navios, todos com bandeira italiana e com identidades distintas e estilo próprio, que circulam por 250 destinos pelo Mediterrâneo, Norte da Europa, Mar Báltico, Caribe, América do Sul, Emirados Árabes, Ásia e Oceano Índico. Dois novos navios entrarão em operação em 2012.
A Costa Cruzeiros foi agraciada pelo RINA (Registro Naval Italiano) com o BEST 4, sistema detalhado de certificação de conformidade corporativa com os mais altos padrões de responsabilidade social (SA 8000 em 2001), meio-ambiente (UNI EN ISO 14001 em 2004), segurança (OHSAS 18001 em 2007) e qualidade (UNI EN ISO 9001 em 2008).
Parceira oficial da instituição WWF, dispõe de projetos de conservação de ecossistemas marinhos no Mar Mediterrâneo, Grandes Antilhas e no Brasil. Toda a frota da Costa também possui o selo RINA Green Star, certificando que operam de acordo com os mais altos padrões de proteção ambiental.
No estudo internacional Global Reputation Pulse 2009, a Costa Cruzeiros foi apontada como a melhor empresa de serviços italiana. Elaborado pelo Reputation Institute, este ranking avalia a reputação corporativa (em quesitos como confiança, respeito) das 600 maiores empresas do mundo em 32 países.
Com um faturamento de aproximadamente 2.6 bilhões de euros e atingindo uma cota de 1.82 milhões de hóspedes em seus navios, em 2009, a Costa Crociere S.p.A é a maior empresa de turismo na Itália e reúne a Costa Cruzeiros, a AIDA Cruises e Ibero Cruzeiros. O grupo atingiu o 10º lugar em rentabilidade e 72ª posição em vendas, na pesquisa do Mediobanca 2009, com mais de 3.700 empresas italianas que faturaram no mínimo 50 milhões de euros em 2008. A Costa Crociere S.p.A. faz parte da Carnival Corporation & plc (NYSE/LSE: CCL; NYSE: CUK), a maior operadora de cruzeiros do mundo.