ALFA de novembro entrevista Alex Atala

Ele fala sobre o projeto de ser embaixador da gastronomia brasileira no mundo e reafirma a sua paixão pela prática da caça

 

A edição de novembro da revista ALFA traz um perfil de Alex Atala, chef e proprietário do restaurante D.O.M, em São Paulo, eleito o sétimo melhor do mundo pela revista britânica Restaurant. Em entrevista exclusiva, ele diz que uma de suas funções atuais é atuar como uma espécie de embaixador da gastronomia brasileira no mundo. “Andar pelo mundo, como chef e cidadão brasileiro, demonstrando o que temos e fazemos é imprescindível no meu momento profissional. Nossa cozinha não tinha identidade nenhuma no exterior. A melhor maneira de conhecer a cultura de um país é comendo. A alimentação é a trilha de estudo de todas as ciências humanas”, afirma.

Segundo a reportagem, no que depender do chef, apaixonado por ingredientes amazônicos que possam ser trabalhados de maneira inovadora, a pupunha, a priprioca, a beldroega e o jambu serão globalmente conhecidos. “Pretendo converter o uso de ingredientes brasileiros em uma importante ferramenta socioambiental. Voltar os olhos do mundo para as riquezas da Amazônia”, conta.

Na matéria, Atala reafirma uma de suas controversas paixões: a caça. “Não entendo quem acha mais aceitável a morte de uma galinha que viveu confinada por 45 dias do que a de um bicho que cumpriu livremente o seu ciclo de vida por dois, três anos. Viveu feliz e morreu mais feliz”, fala. E completa: “Eu cacei e vou caçar a vida inteira, desde que seja para a minha alimentação. Não gosta disso? Paciência.”

 Sobre a ALFA

 A ALFA, lançada em setembro, é a mais nova revista masculina da Editora Abril. Inédita no mercado editorial brasileiro, traz reportagens pautadas pelos temas de interesse e pelo comportamento dos homens, com elegância, sabedoria e irreverência, na intenção de ajudá-lo a aproveitar o melhor da vida. Gente de sucesso, relacionamento, carreira, saúde, estilo, gastronomia e mulheres são alguns dos assuntos que serão abordados na nova publicação.

No time de colaboradoras da revista, estão Sérgio Augusto, o ex-nadador Gustavo Borges, Claudio Manoel (ator e redator do programa Casseta & Planeta) e Tati Bernardi (escritora e roteirista da TV Globo).

crédito da imagem: Jairo Goldflus