Nozuki no escuro, uma nova experiência gastronomica!

Restaurante japonês oferece jantar às cegas no dia 9 de novembro; sequência de pratos será elaborada pela chef Lucien Taira

O restaurante Nozuki, localizado na Rua Tupi, em Higienópolis, promove uma experiência gastronômica sensorial no dia 9 de novembro (quarta-feira), às 20h. Será a primeira casa de culinária nipônica do circuito gastronômico de São Paulo a oferecer a degustação “Jantar No Escuro” – quando os comensais são vendados e utilizam o auxílio dos outros sentidos muitas vezes esquecidos durante as refeições: olfato, audição e tato. Mediante reserva, a degustação às cegas será oferecida com harmonização de bebidas (cervejas especiais e saquê) por R$ 120 e R$ 100 (sem bebidas). Organizado pelo Ateliê No Escuro Gastronomia, o jantar, composto por quatro pratos, ser&aacut e; elaborado pela chef de cozinha do Nozuki, Lucien Taira. Despertando os sentidos e desafiando o paladar, os participantes descobrirão o que comeram somente ao final da refeição singular.

O evento às cegas inclui elementos da cultura japonesa, podendo ser uma vivência marcante, inusitada e certamente transformadora para os que participam. A experiência começa após todos os participantes serem vendados com lenços pretos. Os pratos elaborados pela chef Lucien chegam à mesa em ambiente especialmente construído para a ocasião que se revela, do início ao fim, sinestésica. Música instrumental e poesias declamadas entre um prato e outro confirmam o momento gastronômico intimista e agradável. A proposta de anular, momentaneamente, a visão instiga os demais sentidos a desvendar os paladares, texturas e aromas familiares ou não. Ao final, na hora da adivinhação e descoberta dos ingredientes das receitas, muitos palpites equivocados e surpresas com o tamanho das compo sições são habituais. As reservas podem ser feitas no Ateliê no Escuro e no restaurante Nozuki, por email e telefone. 

* O jantar às escuras faz parte da prática “Diálogos no Escuro” inventada pelo alemão Andreas Heinecke, em 1986. A ideia ganhou força e novas formas, não apenas na culinária, mas na nutrição, psicologia, arte, música e outras áreas, onde as pessoas são estimuladas a despertar novas sensações e possibilidades sem o uso da visão.

http://www.nozuki.com.br/home.html

Serviço:

Jantar No Escuro Nozuki

Data: 9/11/11 (quarta-feira), às 20h.

Reservas: Nozuki – 11 3666.3610  e Ateliê No Escuro 11 8339.5099 (Elis Feldman) / contato@atelienoescuro.com.br