Luxuoso destaque da Casa Cor 2012 o Bar All Black

Por Luz Vaalor

Elementos clássicos e contemporâneos se misturam harmoniosamente nesta decoração acolhedora e despojada.

 

Intimista, moderno e aconchegante. Essas três características nortearam o projeto dos arquitetos André Leite e Bruna Ximenes, do escritório Ximenes Leite Arquitetura, idealizadores do Bar All Black, espaço do BGourmet 2012. Pronto para receber aulas de culinária e degustação de vinho, o ambiente de 44 m² aposta num grande balcão central com tampo de Ebony DiamondGuard, um vidro em que até as bordas são negras. “Bolamos um monólito preto, que reflete as imagens e surpreende”, diz André. Ao redor dele, os visitantes circulam livremente e podem conhecer os eletrodomésticos da coleção All Black, da Brastemp. Os arquitetos dispuseram ainda quatro mesas do tipo bistrô de aço acompanhadas de banquetas.

Outro destaque é o móvel autoportante, emoldurado pela vegetação, que realça a parede principal e embute micro-ondas, fornos elétricos, caves e geladeiras nas duas pontas. Ele foi revestido de lâminas de fresno-negro com várias modulações (24, 12 e 6 cm) e pequenos rebaixos. “Criamos esses sulcos para dar uma conotação mais contemporânea à madeira”, justifica Bruna. Esse mesmo material compõe a bancada com cuba de inox e as duas prateleiras recheadas de garrafas, no centro.

O planejamento luminotécnico teve papel crucial na conquista de um clima intimista. No teto, dois lustres de cristal compõem a luz difusa, que clareia o lugar uniformemente. “Clássicas e sofisticadas, essas peças se contrapõem à modernidade da decoração”, fala André. Os spots com lâmpadas AR70 oferecem fachos fechados e destacam o balcão, a parede e as duas fotos do artista brasileiro Gabriel Wickbold. Fixadas numa parede com papel de estampa retrô, essas imagens pertencem à série Naive e propõem uma discussão entre o homem e a natureza. “Brincamos com elementos clássicos e modernos em vários trechos”, fala Bruna. No piso, o revestimento vinílico em padrão amadeirado é resistente e fácil de manter.

O evento BGourmet acontece em paralelo à Casa Cor São Paulo, entre os dias 29 de maio e 22 de julho, no Jockey Club de São Paulo.


Sobre o escritório Ximenes Leite Arquitetura

Criado em 2001 por André Leite e Bruna Ximenes, esse escritório paulistano realiza projetos de arquitetura e de decoração residenciais e comerciais. Reconhecida por sua linguagem contemporânea, de elementos neutros e linhas puras, a dupla prima pela riqueza dos detalhes. Tem obras inclusive no exterior, como Mônaco e Miami, e trabalhos publicados em revistas e livros nacionais e internacionais. Já participou da Bienal de Arquitetura de São Paulo em 2007 e de mostras de decoração.