Philippe Stark, desing e luxo contemporâneo agora no Brasil

philippe_starck

Por Luz Vaalor

Seja na Inglaterra, em Paris, nos Estados Unidos ou no Brasil, a arquitetura e o desing de Philippe Stark atrai cada vez mais os apaixonados por desing e pelos traços da escola de Stark que é conhecida pela leveza de seu desenho e por transformar materiais simples em obras de arte.

Starck não é apenas um ícone do design é um brilhante criador. Ele transforma sonhos em realidade com seu design impecável sua visão e direção. Sua concepção estética, em comparação com outros defensores de novo estilo de design não está focada em provocantes e caras peças únicas. Ele sim vai para o mercado de massa com o projetos que são estilizados, simplificados e geralmente combinam com materiais como metal, plástico, vidro, tecido e outros. Claro, Philippe Starck também produz projetos exclusivos de arquitectura e a maioria deles são hotéis, teatros e restaurantes. Ele também foi contratado pelo ex-presidente Mitterrand da França para projetar seus aposentos privados.

Seus trabalhos vão desde objetos do quotidiano a grandes iates, decoração de hotéis a mobiliários, de relógios e acessórios de moda a geradores eólicos. No design de interiores destaca-se em projetos de hotéis e restaurantes.

A lista de prêmios que recebeu, de marcas que comercializam os seus designs e de edifícios decorados por ele é infindável, mas também por isso Starck divide a sua vida entre quatro cidades: Paris, onde tem o seu gabinete de relações publicas; Nova York , onde desenvolve a maioria do seu trabalho; Burano (Itália) onde mantém um gabinete e Londres, não menos importante em termos de relações publicas, mas onde tem a sua base mais pessoal.

“Philippe Stark sempre se caracterizou por um design fluido, com um requintado uso das características intrínsecas dos materiais, tirando delas o melhor partido, e pela utilização de materiais que, no seu conjunto causam efeitos inesperados. A busca da forma é outra das suas características, apresentando resultados muito depurados mas nem por isso simplistas. Mas também a sua capacidade de se ligar com terceiros, em projetos de grande envergadura, ou em projetos altamente tecnológicos, e a sua extraordinária visão das tendências e das necessidades do mercado, não são estranhas ao seu exito.”

Stark disse em um programa de rádio que está trabalhando em um misterioso produto para a grande marca de tecnologia Apple. O novo produto será lançado em oito meses e não há outras informações sobre o tipo de gadget que será. Embora, já haja especulações quanto ao seu design e a probabilidade de que este tenha sido um dos últimos projetos que Steve Jobs teria embaixo da manga antes de morrer. Frente a pouca informação sobre o design do produto e à negativa de Starck a dar mais detalhes, a única coisa que podemos é esperar anciosamente por novidades.

A Yoo,  sua empresa de arquitetura e design, segundo a revista isto é dinheiro, fechará suas portas em Buenos Aires para fincar bandeira em São Paulo, em endereço ainda não escolhido. A decisão sinaliza uma grande mudança nas estratégias comerciais da Yoo. Com sede em Londres e quatro escritórios regionais, o foco da companhia, aparentemente, agora é o Brasil. “O País tem muito apetite por novidades e é dono de um estilo de vida descontraído”, afirma Starck.

Starck acredita que este é o momento ideal para apresentar a Yoo ao milionário mercado imobiliário brasileiro. A execução de seus projetos arquitetônicos, nada modestos, custam US$ 150 milhões, em média. Ele acredita que, embora o setor esteja ficando saturado, aposta no diferencial de sua empresa: a exclusividade. “A minha ideia é estimular o segmento de imóveis de luxo até chegar ao limite”, diz o designer, que se tornou conhecido no continente pelo projeto do Faena Hotel + Universe, construído em Puerto Madero, em Buenos Aires. Não foi por falta de trabalho lá fora, em função da crise internacional, que a Yoo resolveu investir no Brasil. Desde sua criação, em 1999, a empresa já projetou 47 empreendimentos, residenciais e comerciais, e desenhou a decoração de mais de dez mil apartamentos, no valor de US$ 7 bilhões pelo mundo.

Starck Bio

Philippe Patrick Starck nasceu em 18 de janeiro de 1949, em Paris. Filho de um engenheiro aeronáutico. Ele passou a infância debaixo da prancheta de seu pai, serrando, cortando, colando, desmanchando bicicletas ou outros objetos que pudesse encontrar. Ele experimentou anos e anos desmontando e remontando qualquer coisa que aparecesse, experimentando recriar o mundo ao seu redor e começou sua carreira decorando interiores de casas noturnas.

Nos anos 60, Starck cursou a Escole Nissim de Camondo em Paris. Em 1965 ganhou uma competição de mobiliário e três anos depois cria sua primeira empresa de design, especializada em casas infláveis e, desde então, vem criando obras arquitetônicas e objetos surpreendentes, que chamam a atenção ao redor do mundo pelo seu visual inusitado. Em 1969 torna-se diretor de arte de sua firma com Pierre Cardin. Já em 1979 funda sua própria empresa, a Starck Productions, transformando-se num ícone do design.