BMW Group Brasil assina decreto e oficializa a abertura de fábrica no Brasil

BMWi_i8_Gallery_Exterior_04

A BMW Group Brasil (representado por: Arturo Piñeiro – Presidente & CEO, Gerald Degen – Diretor Geral – Fábrica BMW Brasil, Torben Karasek – CFO & Diretor Financeiro e Administrativo, Gleide Souza – Diretora Relações Governamentais e Mariana Roméro – Comunicação Corporativa) e o Governo do Estado de Santa Catarina, acabam de assinar o protocolo de instalação da fábrica no Brasil.

A nova unidade fabril da BMW será instalada no município de Araquari, ao norte de Santa Catarina e às margens da BR-101. Segundo o presidente do BMW Group Brasil, até o final de 2014 modelos BMW fabricados no Brasil já estarão em circulação pelas ruas do país.

“A fábrica da BMW no Brasil significa seu compromisso profundo, acima de tudo, para o país, através das futuras relações com as cadeias de abastecimento locais, bem como a colaboração com parceiros industriais. Os investimentos para os próximos anos serão em torno de 200 milhões de euros e o planejamento inclui uma capacidade de produção instalada de 32 mil veículos por ano.” diz Arturo Piñeiro, Presidente do BMW Group Brasil.

“Um aprendizado fantástico com as nossas equipes. Um comprometimento exemplar de ambas as partes. Definitivamente, posso afirmar que, a BMW vai ajudar SC a trilhar, com sucesso, o caminho da Nova Economia.” diz Paulo Bornhausen, Secretario de Estado de Desenvolvimento Sustentável.

Durante a cerimônia, o ministro do Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, destacou a vocação de Santa Catarina para a indústria automobilística, assim como o Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, que ratificou que a vinda da fábrica da BMW para o Estado tornará a região muito competitiva.

Desde 2011, várias discussões, idas e vindas de técnicos da BMW Alemanha e Brasil, diversas reuniões com os representantes do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e Ministério da Fazenda foram realizados. Como resultado deste trabalho, o BMW Group teve a habilitação ao programa INOVAR-AUTO publicada no Diário Oficial da União no inicio de Fevereiro de 2013.

„Com a instalação da fábrica, mais de mil novos empregos diretos serão criados. Será também uma grande oportunidade para a área da educação, geração de emprego, intercâmbio cultural e transferência de tecnologia. Temos absoluta certeza, que com a continuidade do empenho de todos, faremos deste projeto, um “case” de sucesso“, finaliza, Arturo Piñeiro.

Após o evento a FIESC (Federação da Indústria do Estado de Santa Catarina) recebeu os convidados para um breve discurso do Presidente da instituição e do Ministro Fernando Pimentel, onde a BMW foi homenageada e recebeu as boas vindas por parte da federação. Na sequencia foi servido um almoço com a presença do Ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel; CFO & Diretor Financeiro e Administrativo BMW Group Brasil, Torben Karasek; a Diretora de Relações Governamentais do BMW Group Brasil, Gleide Souza; o Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias; o Governador Raimundo Colombo, outras autoridades e industriais catarinenses.

 

Para mais informações acesse:

www.bmw.com.br

Facebook: www.facebook.com/BMWBrasil

Twitter: www.twitter.com/BMWOficial

Youtube: www.youtube.com/BMWTVBrasil

 

O BMW Group

O  BMW  Group  é  um  dos fabricantes de automóveis e motocicletas mais bem sucedidos  do  mundo  com  suas  marcas  BMW,  MINI e Rolls-Royce. Como uma empresa  global, o BMW Group opera 28 instalações de produção e montagem em 13 países e tem uma rede de vendas presente em mais de 140 países.

Em 2012, o BMW Group vendeu aproximadamente 1,85 milhões de veículos e mais de  117.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes dos impostos para o ano  contábil  de  2012  foi  de  7,82  bilhões  de euros sobre rendimentos equivalentes  a  76,85   bilhões  de euros. Em 31 de dezembro de 2012, o BMW Group   apresentou   força   de   trabalho   de   aproximadamente   105.876 colaboradores.

O  sucesso  do  BMW  Group  sempre foi construído com base no pensamento de longo   prazo   e   ação   responsável.   Assim,   a   empresa  estabeleceu sustentabilidade  ecológica  e  social  em  toda  a  sua  cadeia  de valor, responsabilidade  total  pelos  seus produtos e comprometimento claro com a conservação  dos recursos naturais como parte integrante da sua estratégia. Como  resultado  dos seus esforços, o BMW Group foi classificado como líder da  indústria  automotiva  pelos Índices de Sustentabilidade Dow Jones (Dow Jones Sustainability Indexes) nos últimos oito anos.

 

Comunicação Corporativa BMW Group Brasil

Mariana Romero mariana.romero@bmw.com.br

Gabriel Correa gabriel.correia@partner.bmw.com.br