BMW i3 Concept Coupé – Born Electric! Simplesmente inteligente

BMW-i3-Concept-Coupe-side-view-in-street-1024x640

O BMW i3 Concept Coupé celebrou recentemente a sua estreia europeia em Genebra, na Suíça. Juntamente com o BMW i8 Concept Spyder, a BMW i apresentou o estado atual do design, desenvolvimento e inovação dos seus produtos.

Na maior pesquisa de campo sobre a mobilidade elétrica já realizada a nível mundial e que teve o seu início em 2008, o Grupo BMW estudou as necessidades dos clientes em torno da condução elétrica. No decorrer dos testes, 1000 clientes de dez países percorreram mais de 20 milhões de quilômetros de teste. Os resultados mostram que os trajetos percorridos pelos veículos elétricos pouco diferem dos percorridos por carros convencionais. Em média, esses trajetos correspondem a pouco mais de 40 quilômetros por dia. Esta constatação e os resultados da pesquisa sobre o comportamento de carregamento dos motoristas e a disponibilidade geral de pontos de carregamento públicos foram incorporados diretamente no desenvolvimento do conceito do BMW i3 Concept Coupé.

Hoje, graças à tecnologia de propulsão elétrica e inteligente BMW eDrive, em percursos casa-trabalho, trabalho-casa, a bateria do BMW i3 Concept Coupé precisa ser carregada somente a cada dois ou três dias. Isso corresponde a uma autonomia entre 130 e 160 km. Mas as viagens de distância superior a isso também são perfeitamente possíveis com o BMW eDrive. A força necessária para mover o veículo e operar todas as suas outras funções é fornecida pela da bateria de íons de lítio, especialmente desenvolvida para a eletromobilidade, definindo novos padrões de eficiência energética. O sistema inteligente de aquecimento/arrefecimento da bateria assegura que a energia (e, portanto, a autonomia do veículo) seja menos suscetível a variações térmicas, como acontece com as baterias convencionais de tecnologia atual. Além disso, durante o desenvolvimento do BMW i3 Concept Coupé, foi dada particular ênfase ao baixo consumo de energia por parte dos componentes elétricos. Assim, o aquecimento do habitáculo economiza até 30% de energia comparativamente a um aquecimento automotivo convencional. A iluminação do habitáculo e os faróis utilizam LEDs altamente eficientes.

BMW i3 Concept Coupé.

Equipado com a inovadora tecnologia eDrive, o coupé não somente gera zero emissões locais de CO2 como propicia uma experiência de direção tranquila e virtualmente silenciosa por até 160km antes que seja necessário recarregar o carro. Além disso, através da opção de carregamento rápido, a bateria pode ser carregada até 80% de sua carga total em menos de 30 minutos.

A linha elegante típica dos coupés e a reinterpretação do design “stream flow” da BMW i, em conjunto com as janelas laterais proporcionam leveza, transparência e uma excelente aerodinâmica. A estrutura base do coupé, caracterizada pela arquitetura LifeDrive, torna-se evidente no design das superfícies e cor exterior. O princípio integrado da “sobreposição” simboliza a interação harmoniosa entre os módulos Life e Drive.

O BMW i3 Concept Coupé também inclui componentes ConnectedDrive inteligentes que simplificam a sua viagem. O sistema de navegação do coupé fornece o percurso mais eficiente e ecológico para uma máxima autonomia, além de mostrar todos os pontos de recarga disponíveis ao longo do trajeto. Ainda há a possibilidade de planejar o seu percurso com aplicativos remotos inteligentes, que também permitem verificar a autonomia atual do veículo a qualquer instante. Além disso, todos os aspetos do processo de carregamento podem ser geridos através do aplicativo pelo seu smartphone.

O BMW i3 Concept Coupé entrará para a história do automóvel como o primeiro veículo elétrico totalmente conectado, desenvolvido especificamente para responder às exigências da mobilidade elétrica.