New York Fashion Week em versão digital

New York Fashion Week –
PRIMAVERA-VERÃO 2014

LuxuryLab

Sandra Braga via F/StyleParis.com

Mesmo que razoavelmente novo, o universo digital vem ganhando espaço na estratégia de comunicação das marcas de moda. Mais que apresentar catálogos de produtos, as ações digitais servem para construir a imagem da marca perante os consumidores. Atingir a mais ampla rede de acessos virtuais virou uma necessidade no processo de comunicação, principalmente quando chega a semana da Fashion Week.

Segundo o professor de marketing da New York University’s Stern School of Business, Scott Galloway, a Fashion Week começa a evaporar e já não fornece um investimento rentável para as marcas de moda. Não obstante, as ações digitais permitem mudar o formato da semana da moda, que não requer mais estruturas físicas gigantescas cheias de convidados. E mesmo que o investimento em ações digitais ainda não tenha um cálculo preciso de retorno dos esforços investidos, estar no mundo virtual é a resposta para estar ante um imenso número de espectadores. Nesta temporada, o estilista Oscar de la Renta foi o primeiro a dizer que a sua lista de convidados da Fashion Week será reduzida drasticamente, defendendo que os megashows perdem a razão de existir quando muitos dos interessados podem assistir na Internet o mesmo show depois de 20 minutos.

Aproveitando essa fase de mudanças de investimentos nos canais de comunicação, as plataformas digitais de imagem e conteúdo começaram a reagir e se prepararam para a semana da Fashion Week. O Tumblr tomou a iniciativa de chamar, antes da semana da moda, vinte de seus “top” blogueiros para acompanhar de perto o trabalho dos estilistas, criando a Fashion Tumblr Foto Showcase. Assim Marc Jacobs está em parceria com David Urbanke, Oscar de la Renta com Miguel Yatco, Pamela Love com Giza Lagarce, Philip Crangi com Ashley Simko, Donna Karan com Jamie Beck.

Já o Instagram instalou telas interativas no Lincoln Center e no Milk Studios, que contarão com imagens dos seus usuários em tempo real, e criou o programa “A Day in the Life” (# dayinthelife), que reunirá as fotos e os vídeos do dia de desfile das marcas Rachel Zoe, Michael Kors, Rebecca Minkoff e Coco Rocha.

Pelo Pinterest as pessoas poderão assistir aos desfiles pelo fashion pinterest.com/fashionweek. No Vine será postado um vídeo da campanha de seis minutos criada pelo CFDA – Council of Fashion Designers of America (#fashioninmotion campaign). Ao mesmo tempo, Oscar de la Renta, Kenneth Cole e Rebecca Minkoff filmarão seus desfiles em tempo real para uma série chamada #behindthefashion.

Tudo isso marcará a semana da moda em versão digital. A agitação está apenas começando.

Informações do portal de moda WWD, ABC News e Mercedes-Benz.

PRIMAVERA VERÃO 2014

CONFIRA A AGENDA DE DESFILES DO DIA 5 À 12 DE SETEMBRO de 2013:

http://www.fstyleparis.com/fashion/confira-agenda-de-desfiles-do-dia-5-12-de-setembro