Direto de Paris! Lojas Conceito gerando significado

capa_3
Imagem da loja da Colette, em Paris

Por Sandra Braga via Equipe F/StyleParis

Varejo temático, Concept Store ou Loja Conceito…Criativas e com muita originalidade, as lojas conceito ganham espaço e angariam frequentadores e consumidores que buscam novas ideias reunidas em um local inspirador e lúdico. Montadas geralmente em torno de uma temática ou proposta em comum para todos os produtos, uma loja conceito pode ser de design, moda, beleza, luxo, perfumes, bicicletas, carros, jardinagem… as possibilidades são infinitas. O sucesso é tanto que algumas marcas famosas adotaram esse modelo para transformar seus pontos de venda, como fez Karl Lagarfield, cuja loja conceito parisiense abriu em março deste ano, em Paris.
karl_0
(via www.karl.com)

Uma das características mais visíveis das lojas conceito é uma organização de venda especial que investe bastante em merchandising e dispõe o produto como se fosse uma obra de arte. Isso dá à loja um clima de exposição, museu ou galeria que valoriza bastante cada item. Outro ponto chave são os produtos originais e exclusivos, geralmente com design inovador, o que gera sensação de que tudo ali foi muito garimpado.

Muitas dessas lojas agem também como geradores de conteúdo cultural, criando edições de livros, revistas, exposições e coletâneas musicais, o que implica uma atualização constante. Criar uma espécie de espaço de convivência, como um bar ou restaurante que também tenha uma proposta inovadora, aumenta a sensação do espaço funcionar como uma experiência.
merci1_0
merci2_0
Imagem da loja Merci (via www.merci-merci.com)

Paris é uma das cidades no mundo onde essa proposta de varejo é bem forte. A pioneira foi a loja Colette, que além de vender produtos de moda, design e beleza possui um restaurante, um bar com vários tipos de água mineral diferentes e um espaço na entrada com livraria e música. Essas lojas vem mudando o conceito do varejo, por isso, é sempre bom ficar atento nas novidades que podem aparecer como um simples lançamento, mas depois, resultam em estrondosos sucessos de venda. As lojas conceito viraram uma verdadeira referência de novidades, tendências e novas ações para marcas, ou seja, pontos que geram ideias e novas estratégias.

Confira os endereços de lojas conceito em Paris:

Colette
www.colette.fr
213 Rue Saint-Honoré 75001 Paris

Le 66
www.le66.fr
66 Avenue des Champs Elysées 75008 Paris

N15
www.n15.fr
15 place du Marché Saint-Honoré 75001 Paris

Coïncidence
www.coincidenceparis.com
11 rue Chapon 75003 Paris

Sept Cinq
www.sept-cinq.com
54 rue Notre Dame de Lorette 75009 Paris

Wait
www.wait-paris.com
9 rue Notre Dame de Nazareth 75003 Paris

biCyCle store Paris
www.bicyclestore.fr
17 boulevard du Temple 75003 Paris

Nose
www.nose.fr
20 rue Bachaumont 75002 Paris

Merci
www.merci-merci.com
111 Boulevard Beaumarchais 73003 Paris

L’eclaireur
www.leclaireur.com
40 rue de Sévigné, 75003 Paris

Mais notícias de Paris http://www.fstyleparis.com