Evento de moda sustentável ECOCHIC AWARD é patrocinado pela Ford

EcoChic-Design-Award-2013-Karen-JessenPremiação realizada na Ásia e Europa tem o objetivo de conscientizar a indústria têxtil na preservação do meio ambiente por meio de materiais sustentáveis

 Com base no seu compromisso para o uso de materiais sustentáveis, a Ford vai patrocinar a quinta edição do evento EcoChic Design Award. Trata-se de um concurso de design de moda sustentável que desafia designers da Ásia e Europa a criar roupas com o mínimo de resíduos têxteis.

A premiação é organizada pela “Redress”, uma ONG que promove a sustentabilidade na indústria da moda, reduzindo o desperdício de matéria têxtil, a poluição, assim como água e consumo de energia.

Ford e Redress têm uma missão comum: reduzir o desperdício, espalhar a consciência sobre o fornecimento e uso de materiais sustentáveis e incentivar as pessoas e as empresas a manter a sustentabilidade sempre em foco em tudo que fazem, seja na concepção e fabricação de veículos ou na moda.
EchoChic2014_Launch_Poster

“Estamos muito satisfeitos em trabalhar com a Redress como patrocinador para a competição deste ano”, conta Pete Hardigan, diretor de Sustentabilidade, Meio Ambiente e Engenharia de Segurança da Ford Ásia-Pacífico. “Assim como a Redress trabalha para colocar a sustentabilidade na agenda da indústria da moda, Há anos a Ford tem buscado garantir e melhorar continuamente a sustentabilidade de nossos veículos e métodos de produção ao mesmo tempo oferece um excelente design e altos níveis de qualidade”, completa o executivo.

A competição EcoChic Design Award está aberta para os designers que vivem em Hong Kong, China, Taiwan, Singapura, Malásia, Reino Unido, França, Alemanha, Suécia e Dinamarca. Os 30 selecionados serão julgados por um painel internacional de especialistas que, em seguida, selecionarão dez finalistas, um de cada região. Cada finalista vai apresentar sua coleção sustentável no Fashion Week Hong Kong, em janeiro de 2015. Seguindo Fashion Week, uma seleção de projetos dos finalistas fará parte de uma exposição internacional.

Ford vai promover um desafio sem precedentes na competição deste ano. Os dez finalistas participarão de uma disputa especial em Hong Kong, em janeiro de 2015, para criar desenhos de moda de resíduos têxteis e uma seleção dos materiais sustentáveis utilizados em veículos Ford.

Só na China, estima-se que aproximadamente 20 milhões de toneladas de resíduos têxteis são produzidos a cada ano. Com o tempo, esse lixo se transforma em tensões maiores em nosso ecossistema, como os transbordamentos dos picos de aterro, o desperdício de água e as emissões de CO2.

Estima-se que o designer influencia de 80% a 90% dos custos ambientais e econômicos de um produto. Isso os torna a peça essencial para mudar as ecotendências na moda. “E nunca é tarde demais”, disse Emily Lai, Gerente de Projeto de Cores e Materiais da Ford Ásia-Pacífico. “Se um novo material é atrativo e possível de se manusear e as opções de produção também serão economicamente viáveis, todos nós podemos fazer escolhas que reduzam o desperdício, incentivar a inovação e educar a próxima geração a ir mais longe.”

 

FORD BRASIL

A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford, Ford Caminhões e Troller e uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí. Para mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br. 

SOBRE A FORD MOTOR COMPANY

A Ford Motor Company é uma empresa líder da indústria automotiva global, com sede em Dearborn, Michigan, nos Estados Unidos. Fabrica ou distribui automóveis em seis continentes, com cerca de 181.000 empregados e 65 fábricas no mundo. Suas marcas automotivas incluem a Ford e a Lincoln. A empresa fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para obter mais informações sobre os produtos da Ford, favor acessar www.ford.com.br.