Abertura da Exposição “Pérolas” no MAB-FAAP, São Paulo

C1- Marie Valerie tiara

A exposição “Pérolas” abriu ao público no ultimo domingo, dia 20 de Julho no MAAB-FAAP, em São Paulo.

Esta Mostra, que reune mais de 200 peças que mostram a grande variedade de cores e formas de pérolas naturais e cultivadas será um dos pontos altos, entre as atividades programadas para celebrar o Ano da Cultura Qatar-Brasil 2014 Shell e Qatar Petroleum International como patrocinadores.

“Pérola” apresentará peças das coleções da Qatar Museums, das empresas Mikimoto & Co. e Yoko Londres e do líder de comércio de pérolas do Qatar Hussein Alfardan. Estarão expostas entre joias e obras de arte, uma grande variedade de joias feitas de pérolas entre os anos 200 e 2012, e que foram criadas por designers famosos.

As peças de destaque serão o broche “Lábios de Rubi”, desenhado pelo artista Salvador Dalí (1941-1970), os brincos de pérolas e o anel favorito da atriz Elizabeth Taylor, além de dez tiaras de monarquias europeias, incluindo a Tiara Spencer (1890) usada pela Lady Di.

Para além disso, os visitantes também poderão apreciar imagens sobre o processo de cultivo das pérolas e sua produção em escala industrial, iniciada por Kokichi Mikimoto no Japão. Assim terá um diferencial educativo sobre o desenvolvimento das pérolas, mostrando as variedades existentes, locais de origem, as diferenças entre pérolas de água doce e de água salgada, entre as naturais e cultivadas, além das várias tonalidades existentes. Os visitantes poderão ver também coleções de pérolas raras, de moluscos portadores de pérolas; fotografias dos métodos de trabalho dos mergulhadores de pérolas e das práticas comerciais dos negociantes do Golfo; e equipamentos para a pesagem e a valoração de pérolas.

C2-Countess Spencer's Tiara C11-Liz taylor earrings D8-Yoko London Purple pearls B7-Pearl necklaces

 

Outras informações:

Local: MAB-FAAP de 20/7 a 28/9/2014

Horário: De terça a sexta-feira, das 10h às 21h

Aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h

(Fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado / O acesso de visitantes à exposição pode ser feita até uma hora antes do horário de fechamento)

Entrada: gratuita

Artigo de  Carolina Vinhas Santos

 Nossos agradecimentos à equipe da assessoria de imprensa da FAAP e do MAB-FAAP