Abrirá em Paris a Fundação Louis Vuitton com inspiração de Frank Gehry

parisvacationlouisevuittonfoundationviewfromabove

Com o Bois de Boulogne e o Jardim da Aclimação, a idéia de um pavilhão de vidro tornou-se ao mesmo tempo uma obrigação. Pareceu-me fora do lugar para projetar um objeto sólido: a minha intenção era realçar a idéia de transparência “, disse Gehry, que imaginou um navio magnífico entre as árvores.

O grupo LVMH (Moët Hennessy-Louis Vuitton SA), um dos maiores conglomerados do mercado de luxo internacional anunciou essa semana a abertura da sua Fundação.

A Foundation Louis Vuitton será inaugurada no próximo dia 27 de Outubro de 2014, em um edifício projetado pelo arquiteto americano Frank Gehry, que é semelhante a uma nuvem de vidro.

MAQUETTE AU 1 50EME DE LA FOND_Haute dÚfinition_001150

Maquete

A localização escolhida foi Jardim da Aclimação, em Paris, na parte norte do Bois de Boulogne.

Apesar, de ter sido projetada com sede em Paris, a Foundation Louis Vuitton tem como missão é incentivar e promover a criação artística contemporânea internacionalmente.

O edifício terá galerias de exposições para a coleção permanente e, mostras temporárias, não esquecendo das da comissão dos artistas. Para além disso, também dispõe de um auditório flexível para a apresentação de espetáculos e eventos multidisciplinares. Contudo, as coleções e programas continuarão a tradição de movimentos artísticos e criativos dos séculos XX e XXI.

O surpreendente é a privilegiada vista panorâmica sob Paris nos seus terraços!

Assim, a inspiração de Gehry valorizou a exuberância do Jardim da Aclimação, com recurso à técnica de arquitetura de vidro e transparência.

Doc2

Esta fundação representa uma nova fase no mecenato da arte e na cultura iniciadas pela LVMH em França e, no mundo nas duas últimas décadas.

Por Carolina Vinhas Santos adaptado de Pursuitist