Co-Branding no Mercado de Luxo

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Por Marco Aurério Chaves M. de Oliveira  www.mac.ppg.br

Os grandes conglomerados do mercado de luxo tem em seu DNA, atribuir e agregar valor ao seu portfólio de marcas utilizando estratégias conservadoras, bem definidas e já consolidadas.

Marcas centenárias que com o passar dos anos ganham ainda mais notoriedade e prestígio com o seu público alvo, devido a todo esse trabalho de marketing, muito bem feito e meticulosamente desenhado por profissionais extremamente gabaritados para tal tarefa.

Mas, como todo mercado exige mudanças e novas estratégias, com o mercado de luxo não seria diferente. Apenas o poder da marca hoje em dia, não é o bastante para encantar clientes com um grau de exigência e sofisticação ainda mais elevado.

É ai que entra o termo Co-branding, em sua tradução literal é um termo relativamente novo, que se refere à ação de gestão de marcas cuja intenção é a associação e assimilação entre duas ou mais marcas no desenvolvimento de um produto/mercado ou serviços que ofereça duplo valor agregado.

Ermenegildo Zegna e Maserati, duas entre as mais épicas e vanguardista marcas do mercado de luxo se uniram em uma estratégia de co-branding para apresentar o exclusivo Quattroporte. Uma série limitadíssima para apenas 100 clientes especiais que comungam o luxo e a exclusividade em sua totalidade.

Para aprimorar ainda mais essa edição limitada, os designers tiveram uma atenção especial no quesito cor. O acabamento da parte externa é todo feito no exclusivo tom Platinum Silk, desenvolvida especialmente essa tinta usa pigmentos extrafinos de alumínio para criar um efeito que alia a pureza de um metal com a aparência suave da seda.

Na parte de dentro, por sua vez, o acabamento é feito em tons Moka, o moderno marrom escuro Testa di Moro e o Greige, uma fusão perfeita de cinza claro com areia. Todo esse trabalho traz à tona o resultado que transmite um caráter formal e ao mesmo tempo sofisticado através de uma combinação de couro e seda inspirada nos tecidos das coleções masculinas de Zegna.

Com muita descrição que falo, uma obra prima tanto para a estratégia de marketing, quanto na concepção desse automóvel memorável que sua assinatura já traduz o poder imponente que as marcas transmitem para os amantes do luxo e da exclusividade.