Oscar de la Renta o designer do Glamour! (1932 – 2014)

oscar-portrait-low_res1

Por Bruna Daros

O estilista dominicano, nacionalizado americano, faleceu na última semana. Demos a notícia de seu falecimento e contamos um pouquinho de sua história, mas para um artista de tamanho talento, uma homenagem se fez necessária.

Com apenas 18 anos, o estilista mudou-se de seu país para estudar em Madrid, na Academia de San Fernando, onde aprendeu sobre o mundo da moda e resolveu praticar na área. Foi, então, desenhar para as principais labels do país até virar assistente de Cristobal Balenciaga, importantíssimo estilista espanhol.

Quando saiu da Balenciaga foi para se juntar à Antonio Castillo, como assistente também, na Lavin, label francesa, localizada em Paris.

Seguindo o conselho de Diana Vreeland, foi trabalhar para Elisabeth Arden, que não era designer, o que o colocou em um patamar de maior renome. Ficou dois anos com Arden e foi trabalhar para Jane Derby, que faleceu no mesmo ano, fazendo com que ele assumisse a label.

Em 1993 se tornou criador de Alta Costura francesa, Balmain, conquistando o título de primeiro americano à participar da alta costura francesa. Ele criou suas coleções até 2002.

Oscar de la Renta foi presidente do CFDA (Council of Fashion Designers of America) por dois mandatos (1973 – 1976 e 1986 – 1988), presidente do Instituto Espanhol da Rainha Sofia em NY e parte do conselho da Carnegie Hall e todo Metropolitan Opera, recebeu o Coty Award, prêmio da indústria fashion, nos anos de 1967 e 1968 e entrou para o Hall of Fame da Coty em 1973. Também recebeu um prêmio de Conselho de Designers de Moda da América, em 1990, e o Gold Medal of Bellas Arts, do rei da Espanha, em 2000, além de ter sido homenageado pelo CFDA com o Lifetime Achievement Award, em 1990.

Oscar de la Renta12

Em 1965, o estilista iniciou sua própria marca PRET-A-PORTER, Oscar de la Renta, com as linhas Signature e Pink. Apenas em 2004 inaugurou sua primeira loja na Madison Avenue em Manhattan, NY.
Oscar de la Renta17

Entretanto, desde 1965 o estilista atendeu primeiras-damas norte americanas: Betty Ford, Nancy Reagan, Laura Bush e Hillary Clinton. Ele era um gênio na adaptação de cultura e seu foco era criar roupas que fossem bonitas, sempre pensando no aspecto universal. Em 2006, o estilista criou Oscar Bridal, marca especializada em vestidos de noivas. Ele também lançou uma linha infantil para meninos e meninas .

Oscar de la Renta2-1

Hillary Clinton ajudou, no ano passado, 2013, a realizar uma exposição em homenagem aos 50 anos do designer: “Oscar de La Renta American Idol”, com aproximadamente 30 peças, enfatizando que homenageava não apenas as criações incríveis, mas também o esforço contínuo do estilista em sua profissão. A mostra incluía vestidos usados por Anne Hathaway, Sarah Jessica Parker e Carey Mulligan.

Oscar de la Renta entrou em uma disputa jurídica para tentar reassumir o controle de suas operações e cosméticos e fragrâncias, que estavam nas mãos da L’Oréal.

No ano de 2006 o grandioso estilista foi diagnosticado com câncer e lutou contra a doença durante todos esses anos. Infelizmente ele perdeu essa luta e faleceu no último dia 20, repartindo muitos corações no mundo da moda. Importante criador de peças valiosíssimas para eternidade, De la Renta deixa um legado maravilhoso e peças que jamais serão esquecidas.

Oscar_VLL

“Você não nasce com estilo… é algo que você aprende. Mas requer disciplina. Se olhe no espelho e compreenda a si mesa e projete uma imagem de quem você acha que é – aplique isso na forma como você vive. Você tem que fazer isso por você mesma, e fazer todo dia. Glamour está no seu cérebro e não nos seus olhos” – Oscar de la Renta

Oscar de la Renta18

Oscar de la Renta3


Oscar de la Renta25-1 Oscar de la Renta11Oscar de la Renta1 Oscar de la Renta16