Por Carolina Vinhas Santos
Desde que Hedi Slimane assumiu as rédeas da direção criativa da Saint Laurent, a marca mais que dobrou a receita de vendas nos últimos três anos. Mas qual será o segredo?
Nos três anos desde que ele tomou as rédeas criativas, a marca tem mais que dobrou a receita de vendas anuais de 707.000.000€ em 2014 (cerca de 787.000.000 $), a partir de 353.000.000€ em 2011.
De acordo com Daniella Vitale, diretora de operações e vice-presidente sênior executiva na Barneys New York, “Antes do relançamento, tivemos um negócio muito pequeno calçado. Agora Saint Laurent é uma das nossas dez melhores marcas”. “Tivemos um risco muito grande, sem qualquer história, mas Saint Laurent foi um sucesso tão grande para nós e um fantástico retorno do nosso investimento.”
Em 2014, os resultados financeiros da marca Saint Laurent, divulgados pelo conglomerado Kering, mostram que os bens e sapatos de couro representam 66 por cento do negócio. Por outro lado, o ready-to-wear foi o que teve mais rápido crescimento surgindo à frente em 23 por cento no ano passado.
Então, qual é a fórmula para o sucesso de Slimane?
“Embora muito do que é falado em torno do rótulo centra-se na mensagem e de bom humor, para nós, o foco permanece sobre o produto. Ele apela para um público muito mais amplo do que a maior parte da imprensa de moda teria pessoas acreditam “, disse Judd Crane, diretor de moda feminina e acessórios na loja de departamentos Selfridges de Londres.
É importante referir que um dos maiores fatores de diferenciação da fórmula Saint Laurent é a abordagem de Slimane no pronto-a-vestir, que derruba a ideia de que roupas feitas para a passarela significam menos sobre as vendas e mais sobre a imagem. Além disso, a comunicação também tem desempenhado um papel fundamental no sucesso da marca.
De notar que, Slimane também ampliou a marca para uma clientela mais jovem. Muitos desses consumidores mais jovens vêm para a chamada “Cult of Hedi”, uma tribo de moda dedicada, que tem seguido Slimane longo de sua carreira, de Yves Saint Laurent menswear para Dior Homme e de volta para Saint Laurent.