O expert João Braga fala sobre os 20 anos de Fashion Week e seu próximo curso on-line de história da moda

IMG_4230 2
Curso que será exibido ao vivo e gratuitamente na eduK traz detalhes sobre o manifesto da moda desde a pré-história e destina-se, principalmente,a estudantes e profissionais da área.

História é o resultado de investigação. É um ramo da ciência que procura as referências do passado para compreender o presente e até mesmo planejar o futuro. Aplicado em qualquer área, com a história é possível ter conhecimento amplo sobre qualquer assunto e referências. Nos dias 13, 14 e 15 de abril, o professor e historiador da moda João Braga ministra curso sobre História da Moda na eduK, instituição de ensino on-line.

As aulas percorrerão a história da humanidade no Ocidente pelo viés das roupas, desde a Pré-História até os dias atuais, entendendo aspectos gerais da Indumentária e o surgimento do conceito de Moda na linha do tempo. Mostrará como a Moda se portou de acordo com o ar dos tempos em diálogos com os aspectos religiosos, questões de industrialização, conceitos de criatividade, identidades estéticas, tecnologias têxteis e valores culturais em geral.

“É fundamental para o entendimento da moda ‘a história da moda’ porque você aprende a ter um repertório, saber o que já foi feito, como reprogramar algum conceito para a atualidade ou misturar referências de épocas distintas para trazer uma nova proposta à tona. A história da moda no sentido de lastro cultural, investigação e cultura é fundamental em qualquer área inclusive para a moda”, explica João Braga, especialista em História da Indumentária e da Moda pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em História da Arte pela FAAP (SP) e em Histoire du Costume, pela ESMOD (Paris), além de Mestre em História da Ciência pela PUC (SP).

A construção do conceito
Conhecer a história da moda é o ponto de partida para a criação e inovação. Segundo João Braga qualquer pessoa pode criar conceito de moda. “Pode-se ter uma ideia, materializá-la e ter uma roupa desse conceito escolhido e absorvido. Agora, o que é interessante, a maioria dos alunos preferem o lado da criação da moda mais conceitual do que conhecer técnicas de elaboração”, explica.

João reforça que os alunos que tem vontade de desenvolver técnicas precisam conhecer o processo histórico e também, até quem sabe, a elaboração de um conceito. “Já quem vive ou opta por criar conceitos, o conhecimento técnico é essencial”, completa.

Sobre o curso
“O meu objetivo é difundir um pouco mais de conhecimento tanto de cultura quanto de história da moda. É um curso de história que não se desvincula dos processos de cultura. Ela contribui para a formação de uma determinada cultura, época e povos. Quero também ampliar o conhecimento de todos para que possam ter um repertorio teórico melhor para justificar o processo criativo”, explica João Braga.

SPFW 20 ANOS
O SPFW é um evento que fez e faz história de moda. Houve um tempo em que eram organizados desfiles aleatórios de lançamentos das marcas, mas não havia uma organização para que todos eles acontecessem na mesma época.

“Muitas vezes a imprensa vinha à SP para ver ‘tal’ marca fazer o desfile e depois rodavam diversas capitais para ver demais desfiles. Conclusão, no momento em que houve uma conjunção das empresas lançando suas coleções na mesma época, isso primeiro favoreceu a imprensa que ficou direcionada por uma semana apenas no tema”, lembra João Braga.

A formação de um calendário de moda nacional associado a um calendário internacional só traz benefícios para o mercado. “O São Paulo Fashion Week proporcionou isso. O evento traz divulgação e tem concentração de pessoas. A cultura de moda começou a ser bem mais divulgada, passou a ser assimilada com mais regularidade e glamour. O benefício é coletivo inclusive não só para o lado criativo, mas para o lado comercial e industrial de todo o país. Até no calendário internacional, atualmente, temos a semana de moda de Nova York, Londres, Milão, Paris e São Paulo. Dá para todo mundo ir para todos os lugares”, completa.

Sobre o expert:
João Braga é especialista em História da Indumentária e da Moda pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em História da Arte pela FAAP (SP) e em Histoire du Costume, pela ESMOD (Paris), além de Mestre em História da Ciência pela PUC (SP). Autor de 7 livros na área de Moda (sendo um deles em coautoria), Braga foi premiado com a Medalha Presidente Juscelino Kubitscheck pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) pelos serviços culturais prestados à nação pela publicação dessas obras. Atualmente é articulista sobre Moda em jornais, revistas, sites e blogs.
Mais informações sobre o curso: “História da Moda”.
Quando: 13, 14 e 15 de abril, das 19 às 22h.
Reprise: 14, 15 e 16 de abril, das 9 às 12h.

Sobre a eduk
A eduK, primeira instituição de ensino on-line no Brasil a exibir seus cursos ao vivo e gratuitamente, reúne experts renomados nas áreas de gastronomia, confeitaria, artesanato, beleza, moda, fotografia, design e negócios, que compartilham seus conhecimentos ao público empreendedor em busca de formação e especialização profissional. Fundada em 2013 por Eduardo Lima, Robson Catalan e Bernardo Rezende (Bernardinho), a empresa possui hoje mais de 300 cursos em seu catálogo que, além do Brasil, são distribuídos para quatro países da América Latina (México, Colômbia, Peru e Panamá), e na Europa (Espanha). Para mais informações: www.eduk.com.br.

Gostou da matéria? Então compartilhe: