Inspirada no Nomadismo, Cris Barros lança coleção Verão 2016

257008_516258_rsc_149

Durante o dia o sol escalda a areia. Ao se pôr lentamente, as dunas deste deserto são iluminadas pelos seus múltiplos tons de laranja e almendra. Sob a sombra das tendas de tecidos tramados sentimos a primeira brisa do crepúsculo enquanto ouvimos o sussurro da areia rastejando pelo chão. Ao contemplar o horizonte infinito, pensamos no nada: é verão.

Permanentemente em trânsito, os Tuaregues são um povo nômade que caminham pelo norte da África. São conhecidos por suas vestimentas azuis, tingidas com extrato da planta “true indigo” que, por serem naturais, com o tempo desbotam e mancham suas peles, e por isso são comumente chamados de “blue people”. Miscigenando suas tradições com as influências locais que recebem das regiões com as quais interagem, os Tuaregues desenvolveram uma cultura rica e diversificada caracterizada pela presença decisiva das mulheres nos conselhos tribais.

A coleção Verão 2016 revê os processos manuais deste clã nômade. Os amuletos dos tuaregues – baseados em pingentes de franjas – e as cordas empregadas na armação de suas tendas no Saara também foram incorporados à coleção, na forma de acabamentos e acessórios.

As estampas foram inspiradas em diferentes estilos, misturando paisley, poá, listras, batik, ikat e motivos arabescos.