O online que impulsiona o offline (e vice-versa)

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Por Renato Muller

Artigo exclusivo para www.luxurylab.com.br

Recentemente, a consultoria em varejo Varese Retail divulgou uma pesquisa que mostra que 65% dos clientes da classe A farão suas compras de Natal tanto na internet quanto nas lojas físicas e outros 13,5% utilizarão apenas a internet em suas compras. Segundo esse levantamento, realizado no Brasil a partir de 838 entrevistas online, praticamente 80% dos consumidores de maior poder aquisitivo já têm a internet como parte fundamental de seus processos de compra.

Quem não tem uma estratégia digital está totalmente fora do jogo do varejo.

O fato é que hoje o consumidor incorporou a praticidade e a capacidade de comparação de preços oferecida pelos meios digitais. Para ele, o smartphone (mais que o computador ou o tablet) é sua janela para o mundo. É a partir dos dispositivos móveis que os clientes entram em contato com amigos, conhecidos, colegas de trabalho, marcas, produtos e serviços.

Ao mesmo tempo em que oferecem a possibilidade de estar com o cliente onde ele estiver, os canais digitais trazem outro tipo de experiência de consumo: mais racional, mais prática, instantânea, compartilhada com amigos e com o mundo. O consumidor também se torna mídia e utiliza as marcas como parte de seu processo de criação de histórias e experiências. Experiências que se materializam no ponto de venda, onde é possível tangibilizar as promessas da marca, vivenciá-las e, então, encantar os clientes.

Os canais digitais levam a relacionamentos fugazes, laços efêmeros com os consumidores que podem ser desfeitos com um simples clique. As lojas físicas oferecem uma experiência imersiva que gera laços fortes e relacionamentos duradouros com os clientes. Marcas que sabem trabalhar tanto o online quanto o offline fortalecem as relações duradouras por meio das efêmeras e se mantêm relevantes a todo instante para seus clientes.

Renato Muller é jornalista especializado em varejo, cofundador da boutique de gestão de conteúdo Kafer Studio, articulista, palestrante e escritor.