Shrink Me : O mercado de bolsas de luxo mudou? Saiba como

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Por Luz Vaalor

Um estudo do Boston Consulting Group de sete grandes marcas de luxo constatou que, de 2002 a 2012, os preços de bolsas de luxo, aumentou em uma média de 14% a cada ano. Com a escalada dos preços, marcas como Chanel e Louis Vuitton acabaram perdendo alguns clientes de primeira aquisição para marcas de luxo acessíveis, como Michael Kors, Tory Burch e Coach. De 2010 a 2015, quando as vendas de bolsas em países do BRIC cresceu a uma taxa anual de 6,6%, de acordo com a Exane BNP Paribas, marcas de luxo acessíveis não representavam ameaças para as casas de luxo. Hoje, com o mercado de high-end de bolsas cescendo mais lentamente e isso representa efetivamente uma perda de espaço para as marcas de luxo.

O crescimento maior atualmente está concentrado no mercado de luxo acessível e como resultado, muitas marcas de luxo introduziram versões menores de suas mais conhecidas bolsas – com um preço em escala reduzida para confrontar a concorrência em grande estilo.

Com isso o consumidor de primeira aquisição pode não ser capaz de suportar o preço de uma bolsa full-size Fendi Peekaboo (18 centímetros por 31 cm e custa US $ 3.950), a micro-versão (5,5 centímetros por 11 centímetros) custa apenas $ 1.550, enquanto os preços para o mini (11,5 centímetros por 18 centímetros) começam em US $ 3.150.

Marcas como Gucci, Givenchy e Dior também oferecem suas mais emblemáticas bolsas em tamanhos micro, nano e toy, por uma fração do preço da de tamanho original. No entanto nem todas as marcas estão confiando em mini bolsas para impulsionar as vendas. Em junho passado, depois de ter registrado uma queda de 40 % na receita Q1, a Prada anunciou que iria lançar uma gama de bolsas de tamanho original com preços mais econômicos, que variam entre 1.000 € para € 1.200.  Atualmente o negócio da minis é uma estratégia vencedora a curto prazo mas não sabemos o que acontecerá no futuro.

Mini hand bags

Sobre Luz Vaalor

Presidente e fundadora da Valor Luxury Management Consultancy e editora do Portal Valor Luxury Lab

Diretora Presidente e fundadora da Valor, está há mais de vinte anos gerenciando operações de marcas de luxo nacionais e internacionais , desenvolvendo estratégias de negócios vencedoras, marketing, vendas e comunicação.
Luz é consultora de negócios e palestrante sobre o mercado de luxo e fala da importância da aplicação de serviços extraordinários para as empresas que querem adquirir, construir e manter uma plataforma de clientes classe AAA.

“Luxo é o essencial e não o excesso”.

Luz Vaalor E-mail: luz@luxurylab.com.br