FAAP MODA 13ª edição – Selecionadas as coleções que disputarão a grande final em novembro

A 13ª edição do FAAP Moda – concurso interno da Fundação Armando Alvares Penteado – já está a todo vapor. Acabam de ser selecionados os seis alunos, entre 42 inscritos, que disputam a grande final em novembro, apresentando as coleções no palco do Teatro FAAP.

As coleções finalistas foram escolhidas, de forma anônima, por uma comissão julgadora de peso composta pelos estilistas Alexandre Herchcovitch, Paula Raia, Eduardo Toldi e Lorenzo Merlino (também professor da FAAP). O stylist e a modelista do concurso, respectivamente, Maurício Ianês e a professora Fernanda Binotti, também integraram a comissão julgadora.


Profª Marianna Dal Canton, ao centro, com a comissão julgadora do FAAP Moda 2016

Entre os critérios de seleção, foram considerados os tecidos e materiais, a coerência com o conceito de criação em relação aos croquis e desenhos técnicos, a inovação e criatividade, além da possibilidade de execução da mini coleção.

“Gostei de muitos trabalhos. Agora, é esperar para ver as criações se materializarem. Espero que as peças fiquem melhores ainda que os desenhos apresentados”, disse Alexandre Herchcovitch durante a seleção.

O professor Lorenzo Merlino acrescenta que foi difícil chegar em apenas seis coleções. “Além de termos um aumento no número de trabalhos inscritos, também tivemos um salto de qualidade, porque os alunos passaram a entender a ideia do concurso”, diz.

O FAAP Moda é um espaço exclusivo de oportunidades para os alunos da FAAP. “Eles saem da faculdade muito bem preparados para o mercado, porque passam por todo o processo de desenvolvimento de uma coleção”, diz Marianna Dal Canton, professora, ex-aluna da FAAP e idealizadora do projeto ao lado de Renata Paternostro, também ex-aluna.

A expectativa para a grande final é alta. A professora Fernanda Binotti, que orienta os alunos na 2ª fase do concurso, explica que chegou o momento do maior desafio. “Muitos saem do concurso mais amadurecidos por toda a experiência adquirida durante os meses de preparação. Além de apoio dos professores, os alunos contam com orientação de profissionais das áreas de modelagem, styling, beauty, direção de arte, trilha sonora, casting, entre outros. Eles são inseridos na realidade no mercado”, finaliza.

Veja quem foram os finalistas:


Alunos selecionados para o FAAP Moda 2016: grande final é em novembro

Aluno Coleção Semestre
Ana Luisa Fernandes Machado A transformação do invisível
Carolina Otília Martins Freire Costa sem titulo
Elisa Peduti Sonnervig O exagero do Belo
Walkiria Molinari Serozini Fascínio Intrínseco
Pedro Novizala Pereira Carvalho Pierrot Lunaire
Talita Soares Pandini sem titulo