Obra prima brasileira, a Casa de Vidro

Casa_de_Vidro2

Icone da arquitetura moderna brasileira, a Casa de Vidro foi a primeira obra construída da arquiteta Lina Bo Bardi

O Instituto Bardi, também conhecido como Casa de Vidro, foi o lar de Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi por mais de 40 anos. Atemporal, a Casa foi tombada em 1987 e, hoje, é a sede do instituto e acervo do casal, representando exatamente o pensamento inovador e o modo de vida dos dois, simples, engajado, belo e cheio de possibilidades e diversidades.

Casa_de_vidro 4

O loteamento da antiga fazenda de café Chá Muller Carioba, no bairro Morumbi em São Paulo, foi onde a casa começou a ser construída em 1950/1951 e, ganhou este nome por ter a fachada imponente de vidro que parece flutuar sobre os pilares. Além disso, o jardim que conta com uma área de 7000m², foi cuidadosamente plantado pelo própria Lina que tinha uma enorme admiração pela vegetação brasileira. A vegetação rasteira da época transformou-se em floresta particular, composta por trilhas planejadas decoradas com pedras e cacos de cerâmica.

VK_Casa+de+Vidro_2

Atualmente, a Casa de Vidro não é somente um marco arquitetônico, mas também ponto de encontro de artistas, arquitetos e intelectuais. Nomes como Max Bill, Gio Ponti, Calder, Steinberg, John Cage, Aldo van Eyck e Glauber Rocha encontraram na residência um ambiente perfeito para discussões culturais, sociais e até mesmo ideológicas. E, o objetivo da Casa é exatamente este, isto é, promover e divulgar arquitetura, design, urbanismo e arte popular brasileira para manter vivo os ideais e a obra do casal no cenário cultural brasileiro.

Informações:

O Instituto Bardi/ Casa de Vidro abre ao público de quinta a sábado.

As visitas são guiadas por educadores e acontecem nos seguintes horários: 10h,11h30 14h e 15h30.

Limite de 15 pessoas por horário.

Recomenda-se chegar com 10 minutos de antecedência.

Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (estudantes, professores e terceira idade)

Endereço: Rua General Almério de Moura, 200 – Morumbi

Informações para grupos e escolas: visita@institutobardi.org