Christian Louboutin e Pérez Art Museum se unem para homenagear a artista Ebony G. Patterson

Christian Louboutin

Christian Louboutin se une ao Pérez Art Museum Miami (PAMM) para apresentar a exposição “…while the dew is still on the roses…” da artista multimídia Ebony G. Patterson. Como uma marca comprometida a desenvolver parcerias com artistas, visionários e agentes culturais, Christian Louboutin tem orgulho em apoiar esta que é a maior exposição de Patterson em toda sua carreira, e estará em cartaz no PAMM de 9 de novembro, 2018, a 5 de maio de 2019.

Shiona Turini

Shiona Turini

Para anunciar esta colaboração, na noite desta terça-feira, 4 de dezembro, Christian Louboutin, junto ao Diretor do PAMM, Franklin Sirmans, recepcionaram uma celebração no museu em homenagem à Ebony G. Patterson. O evento artsy contou com um set-list da DJ radicada em Paris, Louise Chen, e uma performance especial do artista jamaicano Masego, que se refere ao seu próprio estilo musical como “TrapHouseJazz”.

TK Quann, Margot

TK Quann, Margot

Sobre a exposição …while the dew is still on the roses…

A instalação altamente imersiva, criada por Patterson especialmente para o espaço no PAMM, faz alusão a um robusto jardim noturno. O conjunto de 13 obras de grande escala, seis das quais foram desenvolvidas especialmente para a mostra, inclui pinturas, vídeos, desenhos e tapeçaria. “Por quase cinco anos venho explorando o conceito de jardins, ambos reais e imaginários, e sua relação a espaços pós-colonialistas. Tenho interesse em entender como os jardins – ambientes naturais, porém cultivados – reagem a demarcações sociais. Investigo seu relacionamento com elementos como beleza, roupas, classe, raça, o corpo, a terra e a morte” diz Ebony G. Patterson.

O trabalho artístico de Patterson faz referência a temas universais, como visibilidade vs. invisibilidade, masculinidade vs. feminilidade e vestimentas como um símbolo de dignidade. Expostos contra um cenário crepuscular, muitas das obras desta exposição contam com uma ornamentação elaborada que evoca o esplendor do carnaval, como miçangas, enfeites de plástico e materiais reluzentes. Estes detalhes refletem o interesse de Patterson em explorar estéticas internacionais, honrando seus temas e cenários, enquanto atrai seus espectadores a descobrirem o jardim – um espaço de beleza e deterioração, onde objetos podem ser escondidos e encontrados ao mesmo tempo.

“Ebony tem uma visão única e muito profunda, não somente como artista, mas como ser humano consciente do mundo a sua volta” diz Christian Louboutin. “Dado seu extenso atual conjunto de obras, a exposição no Pérez Museum a possibilitará dividir histórias de sua comunidade em um nível global e gerar visibilidade para tópicos importantes.”

A colaboração criativa

Como uma extensão da mostra “…while the dew is still on the roses…”, Christian Louboutin expõe um dos trabalhos de Patterson na vitrine de sua Flagship no Design District em Miami. Até 11 de dezembro, a obra “…bearing witness…” será exibida por entre um instalação de um sinistro jardim noturno.

“Inspirada pelo jardim noturno de ´…while the dew is still on the roses…´, Christian Louboutin trabalhou comigo para criarmos um ambiente que representasse a dimensão do meu trabalho. Nossa intenção é criar reflexão, apoiar, testemunhar e representar. A instalação será composta por flores, glitter e objetos altamente enfeitados, elementos característicos do meu estilo de composição” diz Patterson.

Fotos crédito Samanta Deitch