The Alquimista Atelier de Paris transforma seu desejo em realidade

The-Alchemist_atelier

The Alchemist Atelier brings this dream to life

Personalização e digitalização  – Duas das maiores tendências do mercado de luxo, hoje também são dois dos principais pontos problemáticos da indústria de perfumes. Mas The Alquimista Atelier pretende consertar isso.

A nova marca de perfumes sob encomenda da Noustique, uma empresa nascida da recente joint venture entre a firma de fragrâncias e moda Puig e a fabricante de eletrodomésticos BSH Hausgeräte GmbH, está lançando em conjunto com a abertura de seu primeiro pop-up hoje em Paris.

Lá, as pessoas podem inventar suas próprias fragrâncias com – se desejado – a ajuda de “alquimistas” treinados em perfumaria e sair com as amostras que criaram. Também no local, os clientes podem comprar o dispositivo fácil de usar, rápido e conectado a aplicativos, chamado The Scent Creator, que permite que eles produzam seu próprio perfume em qualquer lugar.

The Scent Creator foi desenvolvido pela BSH. - The Alchemist Atelier

The Scent Creator foi desenvolvido pela BSH. – The Alchemist Atelier

O projeto é uma criação de Álvaro Suárez, engenheiro de design de produto com um hobby de fazer invenções. Ele agora é o diretor executivo da Noustique.

“É uma solução inovadora para o mercado”, disse ele, do The Alchemist Atelier. É uma ideia que Suárez desenvolveu enquanto trabalhava no departamento de inovação corporativa da BSH, onde se concentrou em fornecer valor e tecnologia para os consumidores e novos modelos de negócios.

O pensamento por trás do Alquimista Atelier, de acordo com Suárez, era “como podemos fornecer o melhor ajuste na fragrância para cada cliente.” Tinha que ser uma mistura de virtual e tijolo e argamassa, já que vender fragrâncias on-line provou ser complicado.

Ao chegar na butique de dois andares de aproximadamente 100 m2 na Rue Étienne Marcel, 36,
as pessoas primeiro veem a parede interativa de perfume a Scent Wall com 34 essências – 16 bases, variando de cítricas a condimentadas, e 18 acordos – todas preparadas com perfumistas da IFF.

O objetivo era facilitar para os novatos em perfumes criar um perfume que eles adoram, mas também dar aos amantes de fragrâncias de nicho a capacidade de desenvolver a mistura mais excêntrica que desejam, explicou Camila Tomas, gerente geral de inovação e tecnologia da Puig.”Há bilhões de combinações possíveis”, disse ela.

Pode-se inscrever online para sessões de descoberta e oficinas de perfumaria, que ocorrem em um andar abaixo. Lá, até seis pessoas passam uma hora e meia com um “alquimista”, que dá uma introdução aos vários elementos olfativos disponíveis e percebe as preferências de perfume das pessoas.

workshop02

De volta ao andar térreo, os sonhos de fragrâncias das pessoas podem ser transformados em realidade com a ajuda da aplicação móvel The Alchemist Atelier.

Primeiro o cliente escolhe quais bases e acordos devem ser incluídos, que podem ser experimentados através dos testadores cerâmicos. Cada um corresponde a um cartucho próximo contendo um perfume, que é encaixado na máquina.
Uma vez que o dispositivo contenha os cartuchos escolhidos, ele envia as informações para o aplicativo, que exibe o que a fórmula contém em dois formatos diferentes: o Scent Wheel, organizado por famílias olfativas, e o Scent Visualizer, envolvendo fotografias dos ingredientes.
As várias doses de bases e acordes podem ser facilmente ajustadas através do aplicativo e, em seguida, a fórmula é criada dentro de um minuto.

Depois de experimentar uma amostra, alguém pode alterar a fórmula adicionando ou subtraindo ingredientes ou alterando completamente o cheiro. O dispositivo salva todas as fórmulas para referência futura.

No momento, a tecnologia The Scent Creator está sendo testada apenas no The Alchemist Atelier, mas a possibilidade de parcerias com outras marcas já está sendo considerada.

Esse é o caso de L’Artisan Parfumeur. A marca que pertence ao grupo espanhol Puig pode oferecer este serviço em suas boutiques no futuro.

the_atelier

Saiba mais

https://thealchemistatelier.com/en/the-atelier

Artigo de Luz Vaalor