Significado das cores nas marcas de luxo

Artigo de Luz Vaalor

As cores não são apenas importantes para identificar uma marca, mas também se sabe que 90% das decisões de compra espontâneas dos consumidores são baseados na escolha da cor.

O que está por trás de decisões de algumas marcas de luxo adotarem uma determinada cor que as levou a longas disputas legais?

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Culte Chinese Red (vermelho chinês) tem sido a cor de , cores das solas e saltos dos sapatos de luxo mais famosos desde 1993. Louboutin tornou-se famosa em si por numerosos litígios com outras marcas (incluindo YSL) para que apenas as solas dos seus sapatos usassem essa cor única. Foi só depois de intermináveis ​​dificuldades que Louboutin conseguiu finalmente registrar a cor em 2012.

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Veuve Clicquot, segunda maior fabricante de Champagne do mundo, é símbolo de luxo e sofisticação e se destaca no mercado por uso massivo de uma cor amarelo-laranja. A MHCS registrou a cor PANTONE 137C como uma marca para NICE CLASSE 33, ou seja, nenhum outro fabricante de bebidas alcoólicas pode usar esta cor. Isto permitiu a MHCS ganhar uma série de disputas com várias marcas, tais como o espanhol Cava Don Jaime e Malheur Brewery. Essa cor amarelo-laranja vem sendo usada a mais de 135 anos, como símbolo da Champagne Veuve Clicquot.

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Já o tão famoso azul da Tiffany foi criado especificamente para a marca e o objetivo foi para dar grande poder joias. A Pantone que desenvolveu a cor, e que lhe foi atribuído um número especial – 1837, que foi o ano da fundação da Tiffany & Co.

Esta cor Pantone 1837 a Tiffany usa em  caixas de presente e pacotes e é imediatamente reconhecida e ambientes em novo conceito de lojas e cafés.

Mas e quanto as cores na moda?

Bem a Pantone já antecipou a cor do ano para 2020, o que nos antecipa a principal tendência. Já podemos pensar em guarda-roupa e decoração para 2020 no Pantone Classic Blue 19-4052.

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