JAGUAR CLASSIC celebra os 60 anos do E-TYPE

image007

· Em março de 2021, a Jaguar celebrará o 60º aniversário do icônico E-Type

· A Jaguar Classic produzirá uma série limitada de seis pares de modelos restaurados do E-Type 3.8.

· A especificação E-Type 60 Edition incorpora detalhes comemorativos e cores exteriores exclusivas em homenagem aos dois exemplos mais famosos: “9600 HP” e “77 RW”.

Warwickshire, Reino Unido, 17 de agosto de 2020 – A Jaguar Classic, divisão de modelos clássicos da marca, irá produzir seis pares de modelos E-Type para celebrar o 60º aniversário deste ícone esportivo, a coleção especial E-Type 60. A restauração dos modelos iniciará em 2021.

Cada par de veículos E-Type 60 Edition presta homenagem a dois dos modelos Jaguar E-Type mais famosos da história, o “9600 HP” e o “77 RW”, protagonistas da apresentação mundial do esportivo em Genebra (Suíça) em março de 1961.

O coupé com teto rígido 3.8 na cor Opalescent Gunmetal Grey com a placa “9600 HP” foi um dos dois primeiros E-Type apresentados na estreia a convidados especiais no Parc des Eaux Vives. Após a viagem de Coventry até à Suíça na noite antes do lançamento, Bob Berry, então gerente de relações públicas, chegou a poucos minutos do início dos testes de demonstração.

O E-Type foi tão bem recebido que Berry não conseguiu atender todas as solicitações de demonstrações, e Norman Dewis, o lendário engenheiro de testes e desenvolvimento da Jaguar, recebeu a ordem de “deixar tudo” e levar um conversível 3.8 em British Racing Green de placa “77 RW” de Coventry a Genebra de madrugada.

Ambos os veículos foram utilizados em testes para os meios de comunicação, onde demonstraram que a sua performance sensacional – incluindo a sua velocidade máxima de 240 km/h – estava à altura das suas linhas inspiradas na aeronáutica, aperfeiçoadas no túnel de vento pelo especialista em aerodinâmica Malcolm Sayer.

Os modelos E-Type 60 Edition produzidos pela equipe da Jaguar Land Rover Classic Works, nas suas instalações de Warwickshire, serão veículos E-Type 3.8 dos anos 60 totalmente restaurados segundo a especificação exclusiva do 60º aniversário.

Todos os pares da coleção especial irão incluir um Coupé “9600 HP” em Flat Out Grey e um conversível “77 RW” em Drop Everything Green, pinturas exclusivas para estes veículos. A especificação E-Type 60 Edition irá incorporar detalhes de design em homenagem ao 60º aniversário criados em parceria com Julian Thomson, diretor de design da Jaguar.

O E-Type evocava o ar revolucionário que se respirava nos anos 60 e foi o veículo de escolha de celebridades como Steve McQueen, Brigitte Bardot, Frank Sinatra, George Harrison, Tony Curtis e Britt Ekland. Além disso, o encanto das suas formas esculturais, a sua funcionalidade e o seu impacto no design tornaram o E-Type o terceiro veículo a integrar a coleção de design do Museu de Arte Moderna (MoMa) em 1996.

“O Jaguar E-Type é um verdadeiro ícone, dado que é tão extraordinário hoje como o foi na sua apresentação em 1961. Graças ao avançado nível de design e engenharia do E-Type, sentimos a mesma paixão ao admirá-lo quase 60 anos depois” comentou Dan Pink, Diretor da Jaguar Classic.

Jaguar_Classic_Etype_60_05

Sobre a Jaguar Classic

A Jaguar Classic é o fornecedor oficial de veículos, serviços especializados, peças genuínas e experiências inesquecíveis para os entusiastas dos modelos clássicos da Jaguar em todo o mundo. A nossa equipa de engenheiros na Jaguar Land Rover Classic Works em Coventry (Reino Unido) é especializada no restauro do extraordinário E-Type Reborn e na produção de réplicas exclusivas New Original do Jaguar D-Type.

Para informação mais detalhada para a imprensa sobre a Jaguar Classic, visite www.media.jaguar.com

Sobre a Jaguar Land Rover

A Jaguar Land Rover é a maior fabricante de automóveis do Reino Unido, construída em torno de duas marcas icônicas de carros britânicos: a Land Rover, líder mundial de veículos premium com tração nas quatro rodas, e a Jaguar, uma das principais marcas de sedãs e esportivos de luxo do mundo. Na Jaguar Land Rover, somos movidos pelo desejo de entregar veículos líderes de segmento, que proporcionarão experiências que nossos clientes vão amar por toda a vida. Em 2018, a Jaguar Land Rover vendeu 592.708 veículos em 128 países.

Apoiamos cerca de 260 mil pessoas por meio de nossa rede de concessionários, fornecedores e empresas locais.

Somos uma empresa essencialmente britânica, com dois grandes centros de design e engenharia, três fábricas de veículos e um centro de fabricação de motores no Reino Unido. Também temos fábricas na China, Brasil, Índia, Áustria e Eslováquia.

A partir de 2020, todos os novos veículos Jaguar Land Rover terão ao menos uma versão eletrificada, oferecendo ainda mais opções aos nossos clientes. Introduziremos um portfólio de produtos eletrificados em toda a nossa gama de modelos, englobando veículos elétricos, híbridos plug-in e híbridos leves, além de continuar oferecendo os mais recentes motores a diesel e a gasolina.