O JAGUAR C-TYPE incorpora a família de réplicas Classic

  • Os especialistas da Jaguar Classic vão criar veículos totalmente genuínos do Jaguar C-Type nas instalações da Jaguar Land Rover Classic Works
  • O programa de réplicas permitirá aos clientes da Jaguar adquirirem, pela primeira vez, um modelo de produção nova do expoente máximo do C-Type de 1953 que venceu as 24 Horas de Le Mans
  • Para acompanhar as últimas atualizações da Jaguar Classic, como o progresso dos novos C-Type 60, siga a nova conta oficial @jaguar.classic no Instagram

Jaguar 004

Para a celebração dos 70 anos do lendário C-Type, a Jaguar Classic abrirá programa de produção limitada de novas réplicas do modelo, que serão produzidas à mão nas instalações da Jaguar Classic Works em Coventry, no Reino Unido.

O programa de réplicas do C-Type permitirá aos amantes da história do modelo adquirirem, pela primeira vez, diretamente da Jaguar, uma unidade nova do C-Type de competição de 1953 com freios a disco.

O C-Type, produzido entre 1951 e 1953, ficou marcado na história pela enorme fluidez das linhas concebidas pelo artista, especialista em aerodinâmica e designer da Jaguar Malcolm Sayer. O C-Type venceu as 24 Horas de Le Mans na sua estreia em 1951, a primeira das sete vitórias absolutas da Jaguar na prova francesa de resistência.

Em 1952, o C-Type estreou na indústria a inovadora tecnologia de freios a disco com um sistema desenvolvido pela Jaguar em parceira com a Dunlop. Stirling Moss conseguiu a primeira vitória com um veículo com a nova tecnologia no Grande Prêmio de Reims (França) e participou da Mille Miglia (Itália).

O C-Type voltou a vencer as 24 Horas de Le Mans em 1953, outra estreia para um veículo com freios a disco. Além disso, desfrutou de um enorme sucesso entre os clientes da marca, o que contribuiu para que a Jaguar conquistasse a segunda posição no primeiro Campeonato Mundial de Desportivos.

“Graças a alguns dos pilotos mais admirados da história, o C-Type estabeleceu as bases do sucesso da Jaguar nas provas de resistência e tornou-se sinônimo de inovação em design e engenharia. Setenta anos depois, a equipe da Jaguar Classic tem o grande orgulho de poder unir as tecnologias mais recentes de produção com as técnicas tradicionais e a sua experiência incomparável, para que uma nova geração de entusiastas desfrute desse veículo lendário”, comenta Dan Pink, Diretor da Jaguar Classic.Jaguar 006

Jaguar 005

Das 53 unidades do Jaguar C-Type produzidas nos anos cinquenta, 43 foram vendidas a clientes, mas a especificação do C-Type vendido ao público limitou-se a modelos com freios de tambor, carburador duplo SU e 200 cv de potência, como era habitual nos veículos de competição de 1951.

Em 2022, serão produzidas oito novas réplicas do C-Type antes da realização do evento de celebração para proprietários inspirado no modelo. Todas as unidades seguirão a especificação do veículo da equipe de competição que venceu em Le Mans em 1953, incluindo o motor de seis cilindros em linha de 3.4 litros, freios a disco e carburador triplo Weber 40DCO3, desenvolvendo potência máxima de 220 cv.

Os engenheiros da Jaguar Classic utilizaram como ponto de partida a experiência nos programas de réplicas dos E-Type, XKSS e D-Type, consultando os arquivos da Jaguar e verificando os dados digitalizados de um C-Type original, além de utilizar a mais recente tecnologia de design por computador para criar o C-Type mais autêntico possível.

A precisão das especificações originais de 1953 é garantida graças ao acesso exclusivo ao histórico e aos desenhos originais de engenharia da Jaguar, criados pela equipe de desenvolvimento do C-Type, que incluía Malcolm Sayer, o Diretor de Competição da Lofty England, e os engenheiros William Heynes, Bob Knight e Norman Dewis.

Os dados de engenharia foram também utilizados num configurador on-line, concebido especialmente para que a Jaguar Classic pudesse disponibilizar pela primeira vez aos clientes a oportunidade de visualizar de forma virtual a sua réplica do C-Type. A nova ferramenta permite aos usuários compararem revestimentos e cores, que podem ser selecionadas entre 12 cores originais para o exterior e oito para o interior. Também é possível incluir opções como círculos de competição, um logotipo no volante e inscrição no capô.

Visite o site da Jaguar Classic para mais informações sobre a gama completa de veículos, serviços, peças e experiências da Jaguar Classic.

Sobre a Jaguar Classic

A Jaguar Classic é o fornecedor oficial de veículos, serviços especializados, peças genuínas e experiências inesquecíveis para os entusiastas dos modelos clássicos da Jaguar em todo o mundo. A nossa equipe de engenheiros na Jaguar Land Rover Classic Works, em Coventry, no Reino Unido, é especializada no restauro do extraordinário E-Type Reborn e na produção de réplicas exclusivas New Original da Jaguar.

Sobre a Jaguar Land Rover

A Jaguar Land Rover é a maior fabricante de automóveis do Reino Unido, construída em torno de duas marcas icônicas de carros britânicos: a Land Rover, líder mundial de veículos premium com tração nas quatro rodas, e a Jaguar, uma das principais marcas de sedãs e esportivos de luxo do mundo. Na Jaguar Land Rover, somos movidos pelo desejo de entregar veículos líderes de segmento, que proporcionarão experiências que nossos clientes vão amar por toda a vida. Em 2018, a Jaguar Land Rover vendeu 592.708 veículos em 128 países.

Apoiamos cerca de 260 mil pessoas por meio de nossa rede de concessionários, fornecedores e empresas locais.

Somos uma empresa essencialmente britânica, com dois grandes centros de design e engenharia, três fábricas de veículos e um centro de fabricação de motores no Reino Unido. Também temos fábricas na China, Brasil, Índia, Áustria e Eslováquia.

A partir de 2020, todos os novos veículos Jaguar Land Rover terão ao menos uma versão eletrificada, oferecendo ainda mais opções aos nossos clientes. Introduziremos um portfólio de produtos eletrificados em toda a nossa gama de modelos, englobando veículos elétricos, híbridos plug-in e híbridos leves, além de continuar oferecendo os mais recentes motores a diesel e a gasolina.

www.facebook.com/jaguarbrasiloficial
Instagram: @landroverbr e @jaguarbrasil
YouTube: www.youtube.com/user/landroverbr e www.youtube.com/user/JaguarBrasilOficial